Todos sabem que no Congresso Nacional existem diferentes Frentes Parlamentares que trabalham para a aprovação de matérias do seu interesse. Uma das mais atuantes é a Frente Parlamentar chamada Bancada Ruralista.
Segundo dados da revista Carta Capital, na atual legislatura o número de parlamentares eleitos que fazem parte da bancada ruralista é de 111 (disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/bancada-ruralista-perdeu-459-dos-integrantes). Imaginando que a Câmara dos Deputados conta com 513 cadeiras vemos que esta bancada tem um peso muito grande nas tomadas de decisão que influenciam diretamente a política nacional.
O que queremos debater aqui é em que medida os interesses da Bancada Ruralista se assemelham aos interesses do país.
Postado por Danilo Alves
Como esse é um Blog de conflitos, vou um postar um texto mostrando o lado dos ruralistas.
ResponderExcluirPesquisa com notícia de 2005. Será que a realidade mudou tanto de lá pra cá? E se mudou, como reparar o que foi feito por décadas? Pontos para discussão... :)
ResponderExcluirNotícias » Brasil » Brasil
Conflitos agrários no Brasil são os piores em décadas
19 de abril de 2005 • 23h05
Conflitos agrários no Brasil são os piores em décadas
19 de abril de 2005 • 23h05
As disputas fundiárias no Brasil atingiram em 2004 seu pior nível em pelo menos 20 anos, com confrontos entre sem-terra e fazendeiros e madeireiros na Amazônia e no Cerrado, disse a Comissão Pastoral da Terra na terça-feira.
Foram 1,801 mil conflitos documentados em 2004, quase o dobro dos 925 registrados em 2002, o ano anterior à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o relatório anual da CPT, ligada à Igreja Católica, sobre violência no campo. Em 2003, a CPT registrou 1,609 mil conflitos fundiários.
"Há um clima de impunidade que permite que os grandes latifundiários ataquem os pobres", disse o bispo Tomás Balduíno, presidente da CPT.
continua no link...
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI517078-EI1774,00-Conflitos+agrarios+no+Brasil+sao+os+piores+em+decadas.html